Dilma assina acordo para criar bolsas de estudos na União Europeia
Reunida com representantes da União Europeia, a presidente Dilma Rousseff (PT) assina nesta quinta-feira (24) acordo de cooperação para criar cem bolsas de estudos no centro de pesquisa integrada do bloco europeu.
O acordo faz parte do programa Ciência Sem Fronteiras e vale apenas para alunos de doutorado e pós-doutorado. O acordo foi elaborado em parceria com o Ministério da Ciência e Tecnologia.

O centro de pesquisa da União Europeia tem oito unidades em cinco países diferentes (Itália, Bélgica, Espanha, Alemanha e Holanda). A prioridade são bolsas para áreas de prevenção de desastres naturais, mudanças climáticas, energia, segurança alimentar, bioeconomia, nanotecnologia e tecnologia da informação.

BEM-ESTAR ANIMAL

A presidente Dilma também assinou acordo para criar um grupo de trabalho com a Diretoria-geral de Saúde e Proteção do Consumidor da União Europeia. A ideia é criar cooperação técnica na área de bem-estar animal, em especial em relação ao gado, frango e suínos criados para abate.

Há uma preocupação cada vez maior nos países europeus em relação ao bem-estar dos animais criados para abate. A União Europeia tem tentado criar regras comerciais obrigando, por exemplo, produtores de carne a não manterem animais confinados o tempo todo e a interromperem o transporte para alimentar, dar água e banho aos animais.

As regras de bem-estar animal brasileiras não são tão rígidas quanto às da União Europeia que, em 2011, comprou o equivalente a US$ 820 milhões em frango e US$ 787 em carne bovina do Brasil. No caso da Europa, a carne brasileira é o sétimo item no ranking de exportações, perdendo para produtos como café, soja, fumo, suco de laranja e açúcar.

Dilma está reunida com o presidente do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy, e o presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, no Palácio do Planalto. Eles chegaram na manhã desta quinta e se reúnem com diferentes ministro do governo brasileiro.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/educacao/1219775-dilma-assina-acordo-para-criar-bolsas-de-estudos-na-uniao-europeia.shtml