Vaga de cotista no Sisu é mais concorrida que a 'comum'

O candidato que disputou uma vaga reservada para cotistas no Sisu (Sistema de Seleção Unificada) encontrou o dobro da concorrência daquele estudante inscrito no sistema universal.
Do total de 1,95 milhão de inscritos no portal, 864,8 mil se identificaram como beneficiários da nova lei de cotas, destinada a alunos que cursaram todo o ensino médio na rede pública de ensino.

Esses alunos disputaram 37.147 vagas reservadas pelas instituições federais --média de 23,3 candidatos por vaga.

Na ampla concorrência, foram 11,75 candidatos/vaga.

Ao todo, 1,95 milhão de estudantes se inscreveram no Sisu, sistema que utiliza só a nota no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

O cálculo da relação candidato/vaga considerou que todos aqueles que se declararam beneficiários de cotas disputaram uma vaga nessa condição.

Isso porque, ao se inscrever no portal, o aluno pode indicar até dois cursos que deseja disputar e se identificar como cotista nos dois ou em apenas uma das opções.

Foram ofertadas 129.319 vagas em 101 instituições públicas. Desse total, quase 30% (37 mil) foram destinados aos cotistas. Esse percentual supera o mínimo exigido no primeiro ano de vigor da lei.

Segundo a legislação, as universidades e institutos federais devem reservar em 2013 ao menos 12,5% de suas vagas para as cotas --a ideia é chegar a 50% em quatro anos.

"Tivemos um adicional decorrente dos programas de inclusão que as universidades já tinham", disse à Folha o ministro Aloizio Mercadante (Educação).

Do total de inscritos, 44% eram cotistas. O percentual contrasta com o tamanho da rede pública: no ano passado, 88% dos alunos concluintes do ensino médio estavam em escola pública.

No Sisu, o desempenho dos alunos cotistas ficou muito próximo do verificado entre os outros estudantes.

Para Priscila Cruz, da ONG Todos pela Educação, o ingresso dos cotistas depende ainda de uma mudança cultural. "Eles são fruto de gerações que não tiveram a ideia de pisar numa universidade", disse.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/educacao/1219614-vaga-de-cotista-no-sisu-e-mais-concorrida-que-a-comum.shtml