O aniversário de 60 anos do DNA

Em um 28 de fevereiro de 1953, um grupo de pesquisadores de Cambridge fez História ao olhar uma célula como ninguém tinha feito antes.
Há exatos 60 anos a humanidade começou a ter noção do que se passa dentro dela. Começou a entender como a vida funciona, como ela se replica, qual a essência da menor célula e do maior elefante. Há exatos 60 anos a estrutura do DNA foi desvendada.

Tradicionalmente, os responsáveis apontados como protagonistas do feito são os cientistas James D. Watson, Francis Crick e Maurice Wilkins, da Universidade de Cambridge, na Inglaterra. Mas uma mulher, chamada, Rosalind Franklin, teve uma participação essencial na descoberta. Talvez pelo machismo da época, Rosalind foi muito menos reconhecida do que deveria e morreu aos 37 anos, antes de seus outros três colegas ganharem o Nobel, em 1962.

Dizer que o quarteto descobriu o DNA é tão errado quanto dizer que não existia América antes de Colombo. Os cientistas apenas foram os primeiros a e entender e desbravar os meandros do composto orgânico essencial de todos nós. E eles fizeram isso usando uma difração de raio-X para investigar o interior das células. Ao olhar lá dentro, eles viram uma estruturinha chamada ácido desoxirribonucléico, a estrutura que batiza a coisa todac toda: ele é a tradução de Deoxyribose Nucleic Acid, mas pode chamar de DNA.

Apenas 25 dias depois do feito, o grupo publicou um artigo na Nature contando ao mundo sobre o DNA. Watson ainda está vivo e Crick e Wilkins morreram em 2004.

Fonte: http://revistagalileu.globo.com/Revista/Common/0,,EMI332182-17770,00-O+ANIVERSARIO+DE+ANOS+DO+DNA+COMO+O+CONHECEMOS.html