Tratamento com células-tronco barrado nos Estados Unidos

Sem poder atuar no país, empresa indica que atenderá pacientes no exterior 
Cidadãos dos Estados Unidos que tinham  suas esperanças em uma empresa capaz de oferecer tratamentos de células-tronco perto de casa agora precisarão viajar um pouco mais.
A Celltex Therapeutics de Houston, no Texas, parou de tratar pacientes nos Estados Unidos no ano passado, seguindo um alerta de reguladores.

Um email enviado pela Celltex a seus clientes em 25 de janeiro indica que a empresa agora seguirá os passos de muitas outras empresas oferecendo terapias de células-tronco ainda não provadas e enviar seus pacientes para serem tratados no exterior – mas apenas para o México.

Os tratamentos com células-tronco oferecidos pela Celltex envolviam extrair células-tronco adultas de um paciente, cultivá-las e depois reinjetá-las em uma tentativa de substituir tecidos danificados.

A empresa já oferecia o tratamento há mais de um ano – e um de seus clientes mais famosos é o governador do Texas, Rick Perry – quando a US Food and Drug Administration (FDA) escreveu para ela, em 24 de setembro de 2012, informando que as células-tronco que a empresa coletava e cultivava eram mais que “minimamente manipuladas” durante os procedimentos.

Dessa forma, a FDA classificava as células como drogas, que precisariam da aprovação da agência para serem usadas em tratamentos. A FDA também avisou que a Celltex não tinha conseguido resolver problemas em seu processamento de células que inspetores da agência tinham identificado em uma visita a seus bancos de células em Sugar Land, no Texas, realizada em abril de 2012.

Logo após receber a carta, a Celltex parou de injetar células-tronco em pacientes.

Para pacientes que ainda tinham células armazenadas na Celltex e estavam se perguntando como tirá-las de lá, as coisas ficaram mais caóticas quando a Celltex e a RNL Bio, uma empresa com sede em Seul, na Coréia do Sul, que operava o centro de processamento e o banco de células em Sugar Land, processaram uma à outra por discordâncias financeiras.

A Celltex teve que emitir uma medida cautelar só para ter acesso às células.

O email de janeiro da Celltex tranquiliza os clientes dizendo que suas células estão armazenadas em segurança, em uma instalação em Houston, e adiciona: “Antecipamos que seremos capazes de oferecer nossos serviços de terapia de células-tronco a médicos no México muito em breve!”. O email também declara que a empresa está construindo um novo laboratório em Houston, que será aberto em março.

A Celltex acrescenta que fará um teste clínico aprovado pela FDA, com início “logo após” uma reunião em março com a FDA, que depende de uma revisão positiva do órgão regulador. A empresa, no entanto, declarou em um email enviado em 25 de outubro a pacientes que começaria esse teste “dentro de dois meses” e que a inscrição de pacientes poderia começar no final de novembro.

 Leigh Turner, bioético da University of Minnesota, em Minneapolis, declara que a mudança para o México “não é surpreendente”, dadas as dificuldades da empresa nos Estados Unidos.

Como a tecnologia de cultura e armazenamento de células-tronco da Celltex era licenciada pela RNL Bio, também não fica claro se a empresa tem a conhecimento necessário para lançar seu próprio teste clínico, observa Turner. “Eles teriam que construir uma empresa de células-tronco a partir do zero. Eu diria que não estão nem perto de começar”.

A Celltex não explicou como pretende enviar células-tronco ao México, ou sobre como executaria a pesquisa clínica necessária para buscar a aprovação da FDA.

O email de janeiro, porém, de fato tenta tranquilizar seus clientes em relação às células. “Esperamos que isso lhes dê a confiança de que estamos cuidando delas como o precioso material que são”, diz a mensagem.

Este artigo foi reproduzido com permissão da revista Nature. O artigo foi publicado pela primeira vez em 30 de janeiro de 2013.

Fonte: http://www2.uol.com.br/sciam/noticias/tratamento_com_celulas-tronco_barrado_nos_estados_unidos.html