Deputados vão discutir Plano Nacional de Educação com ministro da Fazenda

Deputados integrantes da comissão especial criada para analisar o PNE (Plano Nacional de Educação) vão discutir a proposta com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, nesta terça-feira (10), às 16h, no gabinete do ministro.

O encontro foi proposto pelo deputado Artur Bruno (PT-CE) durante reunião da comissão. “Precisamos discutir os números [do projeto] com ele. Investir 7,5% do PIB em educação é um avanço, mas precisamos ouvir o ministro”, afirmou. O deputado Izalci (PR-DF) concordou com a sugestão.

O deputado Paulo Rubem Santiago (PDT-PE), por sua vez, reforçou o pedido para que o ministro da Fazenda seja envolvido na discussão e afirmou que outras áreas, principalmente as ligadas ao setor financeiro, são privilegiadas em detrimento do PNE. “Não há restrição fiscal para destinar os 10% do PIB para a educação. O relatório simplesmente enquadra a proposta que veio do Palácio do Planalto”, disse.

A deputada Fátima Bezerra (PT-RN) também destacou a necessidade de envolver o ministro da Fazenda, “que tem a chave do cofre”, no debate. “Podemos criar um grupo para examinar esse assunto, mesmo que seja no ministério. O local não importa”, defendeu.

Fonte: http://educacao.uol.com.br/noticias/2012/04/09/deputados-vao-discutir-plano-nacional-de-educacao-com-ministro-da-fazenda.htm