Polícia Federal desarticula quadrilha que fraudava vestibular de medicina
Na Bahia, um médico foi preso; 11 pessoas já foram presas em cinco estados

A Polícia Federal deflagrou na manhã de hoje, 13/03, a Operação Arcano, com o objetivo de desarticular organização criminosa que fraudava vestibulares de medicina em 5 estados brasileiros. Foram expedidos 15 mandados de prisão e 16 mandados de busca e apreensão.

Para realizar a fraude, a organização contou com três grupos distintos: o primeiro cooptava os vestibulandos; o segundo se encarregava de treiná-los no uso do equipamento de comunicação conhecido como “ponto eletrônico”; enquanto o terceiro era composto por especialistas em diferentes disciplinas que resolviam a prova em suas áreas e informavam as respostas a um comando central, que as repassava para os alunos.

Foi detectada a ação do grupo criminoso em 13 vestibulares promovidos por instituições privadas de ensino nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Piauí, Maranhão, Goiás e Mato Grosso.

Até o momento foram presas 11 pessoas, sendo duas no estado de São Paulo, uma no estado do Rio Grande do Sul, uma na Bahia, uma no Pará, três no estado do Piauí, duas no estado de Goiás, e uma no Tocantins. Os demais investigados estão sendo procurados e poderão ser presos ainda hoje. Os mandados de busca e apreensão foram cumpridos nas mesmas localidades.

A PF cumpriu na Bahia um mandado de prisão temporária contra o médico L.Z.C., 38 anos, natural de Goiânia/GO, líder da quadrilha, na cidade de Ibiquera/BA onde este prestava serviço no Posto de Saúde, e um mandado de busca e apreensão em sua residência na cidade de Lauro de Freitas/BA, onde os policiais arrecadaram documentos, computadores e celulares.

Os presos responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de formação e quadrilha e estelionato, cujas penas somadas podem atingir de 2 a 8 anos de prisão. Os alunos que se beneficiaram da fraude responderão por crime de estelionato.

A operação foi batizada de arcano em razão de seu significado, que é “remédio secreto” em latim.

Fonte: http://www.radiometropole.com.br/noticias/index_noticias.php?id=VDBSSk5VNXFTVDA9