Procuradoria pede que nota da redação do Enem não entre no Sisu

O Ministério Público Federal no Ceará pediu à Justiça Federal, nesta segunda-feira (2), que a nota da redação do Enem seja desconsiderada no Sisu (Sistema de Seleção Unificada), que seleciona estudantes para ingresso em universidades públicas.


Sobe para 14 o número de questões anuladas do Enem no CE
Alunos questionam pontuação do Enem e fazem até site de queixas

O procurador da República Oscar Costa Filho, autor do pedido, argumenta que a nota de redação e as notas das provas objetivas não podem ser combinadas numa mesma seleção porque utilizam diferentes metodologias de cálculo. Ele já havia entrado com ação em outubro pedindo o cancelamento da prova por conta do vazamento para alunos do Ceará.

As notas das provas objetivas são calculadas com base na TRI (Teoria de Resposta ao Item), metodologia que considera a dificuldade de cada questão e os erros e acertos dos outros candidatos. Já a nota da redação tem valores absolutos.

O pedido está em um aditamento à ação civil pública ajuizada na semana passada, pelo mesmo procurador, que pede que o Inep esclareça os critérios de correção das provas do Enem. Em novembro, o procurador Oscar Costa Filho tentou anular o exame em todo o país.

Questionado nesta noite sobre o pedido da Procuradoria, o MEC disse que só vai se pronunciar amanhã.

Fonte:
http://www1.folha.uol.com.br/saber/1029107-procuradoria-pede-que-nota-da-redacao-do-enem-nao-entre-no-sisu.shtml