Técnica de estimulação cerebral aumenta habilidade matemática

Pesquisadores da Universidade de Harvard descobriram que, ao estimular o cérebro com correntes elétricas (de forma não invasiva) e com um pouco de tratamento cognitivo, pessoas podem aumentar sua capacidade matemática. E o efeito deste 'tratamento' pode durar meses. Sim, a técnica pode revolucionar a educação e aumentar nossas capacidades, mas também pode ser usada no tratamento de Alzheimer e outras doenças mentais.



A técnica de estimulação não é necessariamente nova. Chamada de Estimulação Transcraniana de Barulhos Aleatórios (tRNS, na sigla em inglês), ela já existe há alguns anos e funciona ao aumentar a excitabilidade do cérebro, aplicando pequenas cargas elétricas em regiões do córtex através de eletrodos colocados sobre o crânio. O método seria simples e barato, além de menos perceptível ao usuário.

Para verificar os efeitos no cérebro humano, cientistas usaram o tRNS para estimular o córtex préfrontal bilateral dorsolateral (DLPFC), uma área importante no processo aritimético. Foram recrutados 25 voluntários que passaram pelo tratamento por 20 minutos. Além do estímulo, os parciipantes foram treinados em dois tipos de tarefas cognitivas: cálculos e testes de memória. As duas etapas aconteceram por cinco dias consecutivos.

Os resultados provaram que não só a velocidade de aprendizado aritimético e dos cálculos aumentaram como essas habilidades permaneceram por seis meses.

De acordo com os cientistas, se os experimentos continuarem a provar os benefícios do tRNS, a técnica poderá ser usada em clínicas (em pessoas com doenças neurodegenerativas) e nas salas de aula.

Fonte: http://revistagalileu.globo.com/Revista/Common/0,,EMI338087-17770,00-TECNICA+DE+ESTIMULACAO+CEREBRAL+AUMENTA+HABILIDADE+MATEMATICA.html