Concentração de CO2 na atmosfera atinge marca recorde

Na quinta-feira (9), a agência de oceanos e atmosfera dos EUA (NOAA) detectou uma concentração de 400,3 partes por milhão (ppm) de CO2 na atmosfera. Na sexta, o observatório de Mauna Loa, no Havaí, confirmou, detectando 400,08 ppm de carbono na atmosfera. Agora é oficial: o planeta Terra ultrapassou a emblemática marca de 400 ppm de gás carbônico no planeta, o limite que cientistas e ambientalistas consideram “seguro” para evitar mudanças climáticas extremas.


A concentração de carbono é medida desde a década de 1950, um trabalho pioneiro de Charles David Keeling. O resultado dessas medições é o gráfico acima, conhecido como “a curva de Keeling”. Ela mostra o aumento gradativo da concentração de carbono na atmosfera. Os “dentes” do gráfico mostram as estações do ano – a concentração sempre cai um pouco no inverno e volta a crescer no verão.

Nunca, em toda a história da humanidade, a quantidade de carbono foi tão alta. Segundo estudos de reconstrução das condições da Terra no passado, a concentração de CO2 antes da industrialização nunca passou das 300 partes por milhão. Pesquisas indicam que os homens, com a emissão de gases de efeito estufa na geração de energia, produção industrial e transporte, estão mudando a composição da atmosfera para uma configuração similar a uma época em que o ramo dos macacos ainda não tinha se separado do nosso. A última vez que a Terra viu essa quantidade de carbono foi há 15 milhões de anos. O planeta era de 3 a 6 graus mais quente do que hoje e o mar estava de 25 a 40 metros mais alto do que atualmente.

A marca é simbólica – dizer que ultrapassar 440 ppm é ruim não significa que em 399 ppm estava tudo bem. Mas o recorde evidencia o atual estado de paralisia das políticas de combate e mitigação das mudanças climáticas. Mesmo com os países do mundo se comprometendo a conter o aquecimento em apenas 2 graus, os governos não estão fazendo a sua parte. As negociações climáticas estão travadas, o comércio de carbono europeu dá sinais de que não funciona e poucos países do mundo parecem realmente interessados em agir. O resultado é que continuamos caminhando para um mundo 4º C mais quente.

Fonte: http://colunas.revistaepoca.globo.com/planeta/2013/05/10/concentracao-de-co2-na-atmosfera-atinge-marca-recorde/