Seca mais grave em 60 anos dificulta criação de gado no Nordeste

O Nordeste do Brasil, a seca mais grave dos últimos 60 anos deixou mais de 1,2 mil municípios em situação de emergência.
O Nordeste do Brasil, a seca mais grave dos últimos 60 anos deixou mais de 1,2 mil municípios em situação de emergência. Criar gado assim ficou praticamente impossível.


A terra onde se concentram os produtores de leite está arrasada. O gado vai tombando na beira da estrada. Gleidson traz a salvação para o que resta do rebanho: cana de açúcar. Viaja mais de cem quilômetros toda semana até a Zona Canavieira. “O gado está com fome. A gente vem acudir”, diz ele.

A região produtora de cana não conhece esta seca. É de lá que sai o alimento que tem socorrido o gado no agreste e no sertão. Criadores de 60 municípios podem se servir à vontade. Precisam só pagar o frete. Mas não conseguem. Cada frete custa até R$ 1 mil.
“Já devo muito, já devo nove mil, apesar de ração, eu fico devendo de ração, uma coisa e outra, fica pesado para mim”, conta o produtor de leite Risonildo Bezerra da Silva.
A bezerra seria considerada um presente porque o lucro neste tipo de atividade vem justamente do nascimento das fêmeas. Mas uma delas está com os dias contados no curral. Será vendida porque não há comida.
“Eu tentei por seis a oito meses sustentar o gado. Quando eu fui para a ponta do lápis eu estava com um déficit muito grande, aí acabei, eliminei meu gado solteiro, diminuí minhas vacas. Eu vendi e fiquei com as vacas em lactação”, afirma o produtor de leite Flávio Monteiro.
Para tentar aliviar a situação, o governo do estado anunciou esta semana que pretende criar seis pólos de distribuição de cana no interior.
Na Paraíba, 360 mil cabeças de gado morreram. Seu Adalberto deixou de buscar ossos no matadouro para vender para fábricas de ração de aves. Pagava R$ 0,10 por quilo. Agora ele recolhe as carcaças de graça, na região de Patos. “O pouco que tem se acaba agora com essa seca toda.”

Fonte: http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2013/03/seca-mais-grave-em-60-anos-dificulta-criacao-de-gado-no-nordeste.html