Olimpíadas e Copa do Mundo – prováveis temas para redação

Dentre as tarefas que lhe serão incumbidas no dia do exame, caro (a) vestibulando (a), há aquela que impreterivelmente acontecerá – a redação. Diante de tal fato, alguns questionamentos tendem a se manifestar, tais como: quais temas serão abordados? Qual a modalidade textual a ser requisitada? Haverá uma coletânea no sentido de fundamentar a argumentação necessária? Terei argumentos suficientes para explorar o assunto de forma precisa?


Como se pode notar, eis que estamos diante de um procedimento o qual exige de nós certa preparação. Preparação esta intrinsecamente relacionada a dois aspectos básicos: o conhecimento linguístico e o conhecimento de mundo. Em se tratando do primeiro, devemos levar em consideração que ao fazermos uso da língua com fins de comunicação, esta se encontra submetida a um conjunto de regras – fato que a faz pertencer à norma culta, à modalidade padrão, “concedida” de forma unânime a todo e qualquer usuário. Estamos falando, de forma indubitável, sobre os pressupostos preconizados pela gramática.

O outro aspecto, igualmente importante, diz respeito ao conhecimento indispensável a todos nós – o conhecimento acerca dos fatos que norteiam a sociedade da qual fazemos parte. Trocando por outras palavras, como vamos discutir um assunto sem conhecê-lo? Tal necessidade nos remete a outra questão: o fato de que, tradicionalmente, a modalidade exigida na maioria dos exames é a dissertação. Ela, por sua vez, permitirá que você se posicione frente a um determinado assunto, de forma a discuti-lo com compromisso e seriedade, e suas opiniões tender-se-ão a aceitá-lo ou refutá-lo. E se se trata de tal modalidade, os temas que provavelmente serão cobrados dizem respeito a fatos atuais, sobretudo polêmicos, uma vez que a intenção da banca organizadora é realmente checar se você se mostra como alguém informado e capaz de assumir um posicionamento crítico frente à realidade que o (a) cerca.

Mas como agir assim, se muitas vezes não nos sentimos preparados para tal? Daí a importância de se adotar algumas atitudes imprescindíveis rumo a esse intento, tais como: desenvolver o hábito da leitura de jornais, revistas, artigos veiculados no meio eletrônico, redigir constantemente redações baseadas nessa modalidade, entregando-as a pessoas capacitadas para corrigi-las... enfim, estar em constante familiaridade com as ideias alheias, uma vez que elas representarão o sustentáculo mediante os propósitos a serem alcançados.

E por se tratar dessa questão temática (dada a realidade de temas atuais), pensamos na possibilidade de dois marcantes acontecimentos: a Copa do Mundo e as Olimpíadas – eventos estes que ocorrerão em solo brasileiro. Dessa forma, ao elencar seus argumentos acerca de tais assuntos, é importante conhecer tanto os aspectos positivos quanto os negativos. Assim sendo, como você terá de assumir uma postura adequada, torna-se recomendável que não seja aquela na qual você se mostre “em cima do muro”. Contra ou a favor, mostre-se como uma pessoa firme e capaz de convencer seu interlocutor acerca de suas opiniões, fazendo-o acreditar que realmente suas ideias estão calcadas em fundamentos plausíveis.

Em meio a esse ínterim, torna-se relevante destacar que sua dissertação terá uma introdução, um desenvolvimento e uma conclusão. Assim, essa força argumentativa, esse poder de convencimento, se manifestará, sobretudo, no desenvolvimento, o qual permitirá que seus argumentos sejam revelados de forma mais detalhada. Lembra-se de quando falamos sobre a importância de fundamentos concretos? Sim, tudo que irá dizer precisa estar baseado em fontes seguras, concretas, reais. Para tanto, o emissor pode se valer de vários instrumentos que visem à persuasão, entre eles: dados ou fatos que podem ser comprovados, pronunciamentos de pessoas renomadas, comparações, analogias, raciocínios constituídos de causa e/ou consequência, verdades inquestionáveis, entre muitos outros.

Partindo, pois, para os pontos negativos e positivos que você poderá abordar, eis que elencamos alguns deles, a começar pelos contras:

* O valor estimado, no que tange aos investimentos aplicados às Olimpíadas, será em torno de R$ 25,9 bilhões... valor este que poderia ser destinado ao suprimento de algumas necessidades básicas que o país atualmente necessita, tais como: saúde, educação, segurança, entre outras;

* Elementos que se referem à infraestrutura, como o é caso de aeroportos, transporte público, rodovias, entre outros, tendem a se manifestar como uma significativa problemática. A rede hoteleira... estará ela preparada para atender a todas as demandas?

* Ambos os eventos, os quais aumentarão o contingente turístico, não desencadearão o aumento da criminalidade? A segurança estará preparada, de modo a contornar possíveis contratempos? Enfim, ficam esses e mais alguns pontos, aqui não elencados, com fins de reflexão.

Quanto aos aspectos positivos:

* Geração de empregos;

* Ampliação da Receita;

* Aprimoramento cultural, dada a necessidade de se investir em cursos que capacitem a aquisição de outras línguas, além da materna.

* Mediante o crescimento originário desses investimentos de toda ordem, a divulgação do Brasil no exterior será fator inevitável.

Agora que estamos bem informados sobre os aspectos que tendem a incidir na produção textual, torna-se importante ressaltar as palavras ditas por outrem, as quais nos revelam que “os temas importam pouco; é a maneira por que são tratados que merece consideração”.

Êxito é o que desejamos a você nesta empreitada!!!

Fonte: http://vestibular.brasilescola.com/atualidades/olimpiadas-copa-mundoprovaveis-temas-para-redacao.htm