Conheça a história de São Jorge

Santo é reverenciado por católicos e devotos do candomblé.
Ele é a força de Deus na luta dos excluídos e marginalizados da sociedade.
São Jorge atrai milhares de fiéis às celebrações em homenagem ao seu dia comemorado nesta quinta-feira (23). O santo guerreiro é festejado por católicos, que acreditam que São Jorge é a força de Deus na luta dos excluídos e marginalizados da sociedade, e por praticantes do candomblé, que o invocam como protetor, defensor das almas contra o demônio, tentações e suspeitas de feitiço.
O culto do santo ao Brasil chegou com os portugueses que decretaram a obrigatoriedade da imagem nas procissões de Corpus Christi. Mas em 1969, o Papa Paulo VI reformou o calendário litúrgico da Igreja Católica e tornou opcional a festividade em homenagem ao dia do santo, alegando que o santo não tinha registros históricos, apenas relatos tradicionais.

Entretanto, ele continua sendo o padroeiro da Inglaterra, de Portugal, da Catalunha, dos soldados, dos escoteiros, dos corintianos e celebrado em canções populares de Caetano Veloso, Jorge Ben Jor e Fernanda Abreu.

São Jorge no cavalo branco

A imagem de São Jorge é representada por um jovem vestido com uma armadura, sentado em um cavalo branco com uma lança atravessando o dragão. A figura do santo está relacionada às diversas lendas criadas a seu respeito e contada de várias maneiras.

A lenda mais famosa conta que um dragão saía de vez em quando das profundezas de um lago e atirava fogo contra os muros de uma cidade do Oriente, trazendo morte com seu hálito. Para não destruir toda a cidade, o dragão exigia regularmente que lhe entregassem mulheres para serem devoradas.

Um dia coube à filha do Rei ser oferecida. No momento apareceu um cavaleiro vindo da Capadócia, na atual Turquia, montado em um cavalo. Era São Jorge.

O santo enfrentou o fogo que saía da boca do dragão e as nuvens de fumaça que eram expelidas. Após um combate, São Jorge venceu o dragão, com sua espada e sua lança.

Festejos no Rio

O dia de São Jorge é marcado por um feriado no estado do Rio de Janeiro. Os devotos prepararam alvoradas, missas, carreatas e shows para celebrar o dia do santo guerreiro.

A Igreja de São Jorge, no Campo de Santana, no Centro, terá alvorada às 5h. Durante todo o dia serão realizadas nove missas: das 7h às 16h, às 18h e às 20h. A procissão será realizada no próximo domingo (26), com partida da igreja às 8h.

Em Quintino, no subúrbio, o dia do santo guerreiro também começa com alvorada às 5h na Igreja Matriz de São Jorge. Serão celebradas missas às 7h, 8h30, 10h, 11h30, 14h, 16h30, 18h30 e 20h. Às 16h a procissão parte da igreja e percorre ruas do bairro.

Em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, as comemorações também são iniciadas com alvorada às 5h. Haverá missa às 6h, 7h, 8h30, 10h. 12h, 15h, 16h, 18h, 19h30 e 21h. Das 11h às 14h, acontece o tradicional angu de São Jorge, a R$ 6, no salão paroquial. Às 17h, a imagem do santo deixa a igreja e percorre ruas da região em procissão. A partir das 18h, no salão paroquial é realizada a Festa Portuguesa, com bolinho de bacalhau e caldo verde.
Carreata

Os integrantes da escola de samba Império Serrano promovem nesta quinta-feira (23), a partir das 10h30 a 39ª Carreata de São Jorge, saindo da quadra, em Madureira, seguindo até a Igreja Matriz, em Quintino, no subúrbio.

De lá a o grupo vai até o Clube da Esquina, no Engenho de Dentro e passando por ruas de Ramos, Penha, Cordovil, Vista Alegre, Irajá e retorna à Madureira. Na comunidade da Serrinha serão realizadas homenagens ao padroeiro. O término da carreata está previsto para 16h, na quadra da Império, onde será realizada uma roda de samba e pagode.
Oração

Confira a oração de São Jorge

Eu andarei vestido e armado com as armas de São Jorge para que meus inimigos, tendo pés não me alcancem, tendo mãos não me peguem, tendo olhos não me vejam, e nem em pensamentos eles possam me fazer mal. Armas de fogo o meu corpo não alcançarão, facas e lanças se quebrem sem o meu corpo tocar, cordas e correntes se arrebentem sem o meu corpo amarrar.

Jesus Cristo, me proteja e me defenda com o poder de sua santa e divina graça, Virgem de Nazaré, me cubra com o seu manto sagrado e divino, protegendo-me em todas as minhas dores e aflições, e Deus, com sua divina misericórdia e grande poder, seja meu defensor contra as maldades e perseguições dos meu inimigos.

Glorioso São Jorge, em nome de Deus, estenda-me o seu escudo e as suas poderosas armas, defendendo-me com a sua força e com a sua grandeza, e que debaixo das patas de seu fiel ginete meus inimigos fiquem humildes e submissos a vós. Assim seja com o poder de Deus, de Jesus e da falange do Divino Espírito Santo. São Jorge Rogai por Nós.

Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/Rio/0,,MUL1095452-5606,00-CONHECA+A+HISTORIA+DE+SAO+JORGE.html