Mecanismo de Proliferação do Câncer

O que é câncer? Muitas pessoas sabem que essa é uma das doenças mais mortais que existem, mas se questionadas como que funciona o câncer, elas simplesmente não sabem. Diferente de uma doença que ataca uma parte do corpo, como uma cirrose, por exemplo, o câncer pode atacar diferentes partes do corpo e em ondas o seu funcionamento é igual. O câncer é também uma doença que simplesmente nao tem uma causa aparente, e nenhuma pessoa está livre de ter um câncer, em qualquer parte da vida. É normal que pessoas mais velhas tenham mais câncer, já que ele pode ser visto como uma resposta do corpo. Mas seu funcionamento ainda é muito discutido e explicado pelos cientistas, com resultados nem sempre confiáveis.

E poucas palavras, o câncer é o crescimento de células de forma desordenada e maligna. Não há uma explicação aparente, apenas as células começam a crescer sem nenhuma explicação. Essas células invadem os tecidos e os órgãos. É por isso que a pessoa fica debilitada ou morre: quando uma célula cancerígena invade um órgão, ela compromete as funções desse órgão. Portanto, o organismo todo fica fraco e sucessível a diversas doenças, que podem ser muito mais perigosas em pessoas com câncer.

O câncer se espalha pelo corpo através de um processo chamado metástase: normalmente, o câncer acontece em uma determinada parte do corpo, como um o pulmão ou outro órgão. Então como explicar que pessoas com câncer avançado podem ter tumores malignos em outras partes do corpo?

O processo é causado pelas próprias células. É a chamada transição epitélio-mesenquimal, um processo biológico usado no desenvolvimento embrionário para permitir o desenvolvimento do corpo humano. Esse processo requer a capacidade das células e dos tecidos de se transformar de um tipo para outro e se desenvolver em uma maneira ordenada. Acontece que esse processo só acontece em estágios desenvolvidos do câncer, a chamada metástase. Logo se descobriu que não é bem assim, e que isso ocorre em diversas etapas do câncer. Infelizmente, o pouco conhecimento humano sobre esse processo faz com que os tratamentos sejam mais difíceis de serem disponibilizados.


Câncer Genético ou Hereditário?

O câncer é com certeza uma doença mortal e muito temida. Mas seu mecanismo ainda é desconhecido da maior parte dos cientistas. São décadas de estudo para saber se o câncer é genético, hereditário, causado por fatores externos ou não. A origem do câncer ainda é extremamente incerta, e mesmo com o avanço das pesquisas que são feitas quase que diariamente sobre o tema, ainda pouco se sabe sobre a origem do tema. Mesmo assim, alguns pontos são favoráveis para saber como que o câncer se desenvolve. Embora sua origem seja desconhecida, é muito válido conhecer mais informações sobre o câncer e seu desenvolvimento.
Na grande maioria dos casos, o câncer é uma alteração genética que é adquirida ao longo da vida. Isso significa que a maioria das pessoas já nasce predisposta ao câncer, ou essa predisposição acontece conforme os anos de vida. É extremamente raro os casos de onde essa alteração genética foi adquirida de forma hereditária, ou seja, passada de pai para filho. A pessoa que tem câncer não passa o câncer para o filho, sendo esse um dos grandes motivos de mistério para a doença, pois é verificado que em famílias com câncer de mama a incidência de mulheres que podem ter esse tipo de câncer é maior.

O indivíduo herda uma predisposição genética, ou ele desenvolve uma predisposição genética. Essas seriam, de forma genérica, as duas formas na qual o câncer se desenvolve nas pessoas. Mas o segredo está na forma como essa predisposição genética se transforma em câncer: são os fatores externos que ativam a genética, desenvolvendo a doença. Por isso, uma pessoa que fuma tem mais chances de ter um câncer no pulmão do que uma pessoa que não fuma. Por isso a recomendação é sempre a mesma: manter hábitos saudáveis é um passo importantíssimo para se prevenir o câncer.

5 Boas Novas sobre o Câncer

O câncer é uma das doenças mais mortais que existem. Uma das grandes peculiaridades do câncer é que, em termos médicos, ele é quase que uma incongruência de se acontecer, pois se for analisado o funcionamento do câncer no organismo, ele nada mais é do que o próprio organismo produzindo células que o levarão a morte. Por isso, o câncer, enquanto avança pelo mundo moderno, ainda representa um grande dilema para os médicos e estudiosos. Os tratamentos para o câncer apresentam cada vez mais bons resultados, como novas drogas e novos tipos de tratamento que matam as células cancerígenas, mas mesmo assim o progresso é muito pouco, pois o câncer mata milhares de pessoas anualmente.

Recentemente, 5 novas descobertas ajudam os cientistas a desvendar mais

Prevenir é possível: é possível adotar medidas preventivas contra o câncer. O consumo de tabaco eleva de forma significativa o risco de câncer de pulmão. A alimentação incorreta está associada a aproximadamente 20% dos casos de câncer em países emergentes. Obesidade é fator de risco para o câncer de mama, do endométrio, do rim e da vesícula biliar. Esses dados dizem que a prevenção é possível, e está relacionada a hábitos alimentares.

Vacinas: O papiloma humano, o HPV, é o causador do câncer de colo de útero. A boa notícia é que já existe vacina contra esse vírus, o que pode facilitar a prevenção e diminuir os casos desse câncer.

Genes Mapeados: A maioria dos tipos de câncer se dá por conta de hábitos de vida e fatores externos, mas a questão genética não pode ser ignorada. Por isso, o mapeamento genético pode identificar qual tipo de câncer a pessoa pode contrair e as ações que ela precisa tomar para impedir.

Precisão nos tratamentos: a boa notícia vem no desenvolvimento de drogas que permitem que os tratamentos para câncer se tornem mais específicos, ajudando a diminuir os efeitos colaterais e atacar mais a região cancerígena.

Diagnóstico preciso: agora, os diagnósticos estão mais avançados. Isso permite que cânceres que ainda não estão totalmente desenvolvidos sejam diagnósticos. Nesses casos, a cura é 100%.

Fonte: http://www.sobrecancer.com/614/cancer-2/5-boas-novas-sobre-o-cancer
Fonte: Fonte: http://www.sobrecancer.com/579/cancer-2/cancer-genetico-ou-hereditario