Vantagens do trabalhador concursado

Os concursos públicos são uma excelente oportunidade para diversos perfis de profissionais. Afinal de contas, um emprego concursado apresenta vários benefícios muitas vezes não encontrados em cargos de empresas privadas. No entanto, passar em um concurso público não é fácil, por isso, é importante ter um cronograma de estudos eficiente.
Acompanhe, abaixo, as principais vantagens de um funcionário concursado, e aproveite os inúmeros concursos públicos abertos este ano para obter uma vaga concursada também!

ESTABILIDADE NO CARGO
A maior e mais apreciada vantagem do concursado é a estabilidade obtida em empregos públicos. Afinal, para que um funcionário seja exonerado (demitido de um cargo público) ele precisa cometer deslizes graves, geralmente. Caso contrário, o funcionário poderá usufruir de seu cargo até o momento da aposentadoria ou até que queira pedir a exoneração, seja para entrar em uma empresa privada ou para assumir outro cargo de concurso.

BENEFÍCIOS DO TRABALHADOR CONCURSADO
Geralmente os benefícios oferecidos nos concursos públicos são melhores do que os oferecidos em maioria das empresas privadas.
- Vale alimentação;
- Transporte;
- Benefícios em clubes de campo.

HORÁRIO DE TRABALHO
O funcionalismo público possui horário mais determinado do que as empresas privadas. Por exemplo, grande parte dos órgãos públicos fecha às 17h, e, após esse horário, a maioria dos concursados pode ir embora. No entanto, nas empresas privadas é comum a prática de hora extra.

Essa é uma vantagem principalmente para quem deseja concluir os estudos, ou aproveita o período noturno para realizar outra atividade, como praticar um esporte ou cursos livres, por exemplo.

PISO SALARIAL
O salário costuma variar entre cidades que abrem concurso público, mesmo comparando o mesmo cargo ou cargos equivalentes. No entanto, é comum que os salários pagos sejam maiores do que os praticados no mercado, o que é outro fator determinante para que muitas pessoas se interessem pelos concursos públicos.

PROMOÇÕES E AUMENTO DE SALÁRIO
Por ser um emprego estável, e também devido aos dissídios obrigatórios e outras formas de promoção que variam de acordo com cada órgão público, o concursado terá aumentos gradativos em seu salário.

Em cerca de cinco ou dez anos, por exemplo, o funcionário poderá ter tido aumentos consideráveis em seu salário, o que, dificilmente, acontece com funcionários de empresas privadas que não possuem funções gestoras ou especialistas.

VANTAGENS DE SER UM TRABALHADOR CONCURSADO
O funcionário concursado também conta com vantagens em outros setores, como por exemplo em atividades culturais.

Vários teatros, casas de shows, editoras e outros permitem meia entrada para funcionários públicos, possibilitando que os esses usufruam de diversos espetáculos;
As faculdades também costumam possuir convênios com os órgãos públicos para que os concursados possam ter formação contínua, o que permite que cada funcionário tenha acesso à continuidade da educação;
Enfim, são várias as vantagens que um concursado possui e, por isso, compensa estudar para prestar um concurso público. E caso não passe logo no primeiro concurso, o ideal é não desanimar, pois quanto mais concursos prestar, mais probabilidade de passar, uma vez que o conteúdo que deve ser estudado é praticamente o mesmo em diversos concursos.

Fonte: http://guia.via6.com/quais-sao-as-vantagens-do-trabalhador-concursado/