Obama irá propor projeto para mapear o cérebro humano

A administração de Obama deverá propor um projeto para mapear o cérebro humano.
De acordo com o NY Times, o governo dos EUA espera que os estudos façam pelo cérebro o que o Projeto Genoma fez pela genética.

Até agora, o suposto projeto está sendo chamado de Brain Activity Map (Mapa de Atividade Cerebral, em tradução livre). Estima-se que ele será divulgado em março, juntamente com detalhes sobre seus custos e execução. Cientistas envolvidos acreditam que a iniciativa, que deve durar cerca de uma década, receba 300 milhões de dólares anualmente - totalizando pelo menos 3 bilhões de dólares.  O Projeto Genoma, iniciativa de estrutura similar, saiu por 3,8 bilhões.

O presidente americano parece disposto a investir. "Cada dólar que investimos no Projeto Genoma retornou 120 dólares para nossa economia.", afirmou Obama no dia 12 de fevereiro.

A estrutura necessária para a realização do Brain Activity Map incluiria empresas privadas, agências federais, neurocientistas e nanocientistas. O objetivo final é mapear completamente o cérebro, desde o nível dos neurônios - com isso, seria possível entender melhor não só o Alzheimer como o Parkinson e outras doenças mentais também para criar novos tratamentos.

Cérebro não pode ser lógico e compassivo ao mesmo tempo

Existem pessoas que pensam de forma muito objetivas. Já, outras, parecem mais sonhadoras e empáticas. Agora a ciência pode ter descoberto o motivo: seu cérebro é fisicamente incapaz de pensar logicamente e de forma compassiva ao mesmo tempo. Em outras palavras, podemos sentir compaixão e pensar logicamente, mas não ao mesmo tempo.

Segundo a nova pesquisa, feita pela Case Western Reserve, temos dois sistemas separados no cérebro, um chamado de social e outro de analítico. Quando fazemos uma conta, o sistema analítico fica ativo, enquanto o social é desligado. Ao mesmo tempo, enquanto você está interagindo com outras pessoas, o sistema analítico é desligado e o social toma conta. Para provar isso, pesquisadores monitoraram a atividade cerebral de 45 pessoas enquanto elas passavam por esses dois tipos de situação.

Os resultados podem ajudar a medicina a ter novas abordagens para condições como depressão, autismo e déficit de atenção. Afinal, tratamentos podem ser focados no equilíbrio do sistema social e analítico. Já em relação às outras pessoas, as descobertas podem nos fazer compreender melhor porque tomamos decisões ruins quando estamos preocupados com outras pessoas, por exemplo.

Fonte: http://revistagalileu.globo.com/Revista/Common/0,,EMI331267-17770,00-OBAMA+IRA+PROPOR+PROJETO+PARA+MAPEAR+O+CEREBRO+HUMANO.html