NASA registra mancha solar 6 vezes maior que a Terra

A sonda Solar Dynamics Observatory, da NASA, está acompanhando a formação de uma mancha solar gigante na superfície do Sol. A porta-voz da agência espacial, Karen Fox, disse que não é possível avaliar o tamanho real da mancha: "Seu diâmetro é do tamanho de seis planetas Terra, mas é difícil saber sua extensão total pois ela está numa esfera, não num disco plano".
As manchas solares surgem por alterações no magnetismo da superfície solar, o que causa diferenças de temperatura no centro da mancha com o material em torno dela. "É uma configuração bastante instável e que os cientistas sabem que pode levar a erupções de radiação solar", complementou Fox. Essas erupções lançam gás ionizado em direção a Terra que pode afetar satélites e sistemas eletrônicos.

Os períodos de maior intensidade na atividade solar ocorrem aproximadamente a cada 11 anos, o que é conhecido como Ciclo Solar. Os pesquisadores esperam que o pico de intensidade do atual ciclo aconteça em algum momento deste ano.

A sonda SDO, lançada em 2010, faz parte de um conjunto de aparelhos que monitoram as atividades solares para ajudar os cientistas a entender a influência da estrela na Terra.

Fonte: http://revistagalileu.globo.com/Revista/Common/0,,EMI331555-17770,00-NASA+REGISTRA+MANCHA+SOLAR+VEZES+MAIOR+QUE+A+TERRA.html