A dissertação é um estilo de redação muito solicitado nos vestibulares. No universo dos processos seletivos, essa tipologia textual é requerida por exigir dos candidatos a análise crítica a respeito de algum tema proposto.
Esta discussão deve, ainda, ser exposta na estrutura de parágrafos que compõem: introdução, desenvolvimento e conclusão, ou seja, começo, meio e fim. Além disso, a linguagem empregada dever seguir a norma padrão, logo, o uso de gírias, termos pejorativos e coloquialismo não são aceitos.
Mas existem maneiras diferentes de se fazer um texto dissertativo? Existem tipos de dissertação?
Sim, e você pode optar por: expositiva ou argumentativa.
A dissertação expositiva é voltada aos fatos que estão sendo noticiados e discutidos na mídia: televisão, rádio, internet, revistas. Tais acontecimentos são inquestionáveis, uma vez que até mesmo seus pormenores foram divulgados. Logo, um texto dissertativo sobre um assunto popular será apenas a exposição verbal deste, e não propriamente um debate.
A dissertação argumentativa diz respeito à reflexão que fazemos sobre o tema. O ponto de vista do autor é declarado e se interage com os fatos abordados, a fim e esclarecê-los e também de convencer o leitor sobre a opinião expressa. Portanto, o escritor tende a usar da persuasão para apresentar a visão crítica dele. Contudo, a linguagem não deve deixar de ser objetiva e o ponto de vista deve ser baseado em evidências concretas e reais dos acontecimentos.
Por isso, independente do tipo de dissertação, faça uma exposição clara, coerente dos argumentos, os quais devem ser estruturados de maneira lógica!
Por Sabrina Vilarinho
Graduada em Letras
Equipe Brasil Escola
Fonte: http://www.brasilescola.com/redacao/existem-tipos-dissertacao.htm