Salvador tem esquema especial de trânsito para o Enem
Ônibus vão operar com frota total no sábado (3) e no domingo (4).
Candidatos devem ficar atentos ao horário de prova no horário da Bahia.

Salvador terá um esquema especial de transporte no sábado (3) e no domingo (4), dias de aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em todo o país.

De acordo com a Transalvador, os coletivos vão operar com frota máxima, como nos dias úteis, das 10h às 17h. Depois desse horário, a frota usada será reduzida, conforme ocorre nos finais de semana.

Serão 120 linhas e 954 ônibus. Dois veículos da frota reguladora estarão disponíveis na Estação Mussurunga e três na Estação Pirajá.

Horário
Em razão do início do horário de verão no último dia 21, os mais de 5,7 milhões de candidatos inscritos para o exame deverão estar atento em relação ao horário local de fechamento dos portões em cada estado.

Os portões serão abertos uma hora antes do início da prova, e fechados pontualmente no horário previsto no edital do Enem. Recomenda-se aos inscritos que cheguem aos locais de prova com uma hora de antecedência.

Na Bahia, os portões serão fechados às 12h. Em outros estados do Nordeste (Alagoas, Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe), nos estados do Amapá, Pará, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, os portões também serão fechados às 12h do horário local.

O Mato Grosso e Mato Grosso do Sul são estados que adotaram o horário de verão. Porém, como eles estão em outro fuso horário que o Distrito Federal, os dois estados continuam uma hora atrás do horário de Brasília.

No Acre, Amazonas, Rondônia e Roraima, estados que agora estão duas horas atrás em relação a Brasília, os portões vão fechar às 11 horas. Para aqueles que farão as provas no Distrito Federal ou nos estados que estão no horário de verão (Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás, Espírito Santo, Minas Gerais, e Tocantins), os portões serão fechados às 13h no horário local.

As provas
No sábado (3), a prova terá 45 questões de múltipla escolha sobre ciências humanas e outras 45 sobre ciências da natureza. No domingo (4), serão 45 questões de linguagens e códigos, que engloba português e inglês ou espanhol, e mais 45 questões de matemática. No segundo dia, os candidatos terão ainda de fazer uma redação.

O candidato só pode entregar o gabarito e deixar a sala após duas horas de prova. Para levar o caderno de questões, é necessário esperar na sala até que faltem 30 minutos para o fim da prova.

Fonte:
http://g1.globo.com/bahia/noticia/2012/11/salvador-tem-esquema-especial-de-transito-para-o-enem.html