Livros de professores da UFBA conquistam Prêmio Jabuti

As obras Substâncias orgânicas: estrutura e propriedades, da professora Nídia Franca Roque, Avaliação da aprendizagem: componente do ato pedagógico, do professor Cipriano Carlos Luckesi e Sistemas colaborativos, que teve a participação das professoras Vaninha Vieira e Rita Suzana Pitangueira Maciel conquistaram o Prêmio Jabuti 2012, promoção da Câmara Brasileira do Livro, em diferentes categorias. A Universidade Federal da Bahia parabeniza a todos pelo brilhante desempenho, reconhecendo a importância de sua contribuição para a educação, ciência e cultura. A cerimônia de premiação acontecerá em 28 de novembro de 2012. A lista com os premiados encontra-se no endereço eletrônico http://g1.globo.com/pop-arte/noticia/2012/10/vencedores-do-54-premio-jabuti-sao-anunciados-veja-lista.html.


CIÊNCIAS EXATAS

O livro "Substâncias orgânicas: estrutura e propriedades", da Professora Doutora Nídia Franca Roque, Professora Titular aposentada do Departamento de Química Orgânica da UFBA, obteve o 3º lugar na categoria “Ciências Exatas” do 54º Prêmio Jabuti. A obra, editada pela EDUSP em 2011, é um livro didático que aborda a Química Orgânica de forma diferente da tradicional, onde o foco principal não é o entendimento dos mecanismos de reações, mas de outras propriedades que dão uma visão mais geral a respeito da matéria orgânica. A publicação surgiu da inquietação da professora Nídia em encontrar uma maneira de tornar mais agradável a leitura dos textos relacionados à Química Orgânica pelos alunos dos cursos em que ela ministrava na UFBA.

A professora Nídia Franca Roque chegou ao Instituto de Química da UFBA em 1998 como bolsista do CNPq, com o objetivo de ajudar na implantação do Curso de Doutorado em Química Orgânica, tornando-se professora Titular do Departamento de Química Orgânica a partir do ano 2000, através de Concurso Público e foi compulsoriamente aposentada em 2011, tendo contribuido positivamente na formação de vários de nossos alunos, tanto nos cursos de pós-graduação como nos cursos básicos, trazendo inovações como a criação das disciplinas "Química Orgânica, Natureza e Poesia" e "A Química através do Teatro".

EDUCAÇÃO


Cipriano Carlos Luckesi, professor aposentado da Universidade Federal da Bahia, conquistou o 2º lugar no Prêmio Jabuti, na área da Educação, com o seu livro “Avaliação da aprendizagem: componente do ato pedagógico”. Cipriano ingressou na Faculdade de Filosofia em 1971, na categoria de “Relação Bancária”, posteriormente correspondente à condição de Professor Colaborador, hoje à de Professor Substituto. Recém-chegado a Salvador, seu orientador e incentivador, foi o Professor Antônio Luiz Machado Neto, ilustre professor de Direito e Sociologia da UFBA. Seis meses depois, por concurso de títulos, tornou-se Auxiliar em Ensino e, em 1977, Professor Assistente, desta vez por concurso público de provas e títulos. Em 1984, tornou-se Professor Adjunto e, nesta categoria, aposentou-se em 2002. Continuou, no entanto, a atuar voluntariamente no Programa de Pós-Graduação em Educação, até 2010. Publicou 14 livros, vários artigos em revistas especializadas e em meios eletrônicos. Nos últimos vinte anos, a Editora que acolheu os seus livros foi a Cortez Editora, que publicou o livro que agora recebe o Prêmio Jabuti.

TECNOLOGIA E INFORMÁTICA

O livro "Sistemas colaborativos", organizado por Mariano Pimentel e Hugo Fuks, e editado pela Elsevier (http://www.elsevier.com.br/site/produtos/Detalhe-produto.aspx?tid=82736&seg=3&isbn=9788535246698&cat=274&origem=Busca&tit=SISTEMAS%20COLABORATIVOS), foi premiado com a terceira colocação ("bronze") do Prêmio Jabuti 2012, na categoria “Tecnologia e Informática”. As professoras Vaninha Vieira e Rita Suzana Pitangueira Maciel, do Departamento de Ciência da Computação da UFBA (Instituto de Matemática), participaram como autoras de capítulos do livro.

Fonte: https://www.ufba.br/noticias/livros-de-professores-da-ufba-conquistam-pr%C3%AAmio-jabuti