Enem 2012 - Cartão de confirmação e local de provas
Cartão de Confirmação da Inscrição do ENEM 2012 começa a ser distribuído

Os candidatos receberão o Cartão de Confirmação da Inscrição no endereço que informaram no ato de inscrição no prazo máximo de até o dia 26 de outubro de 2012. O documento também poderá ser impresso pelo próprio interessado, bastando acessar a página de acompanhamento da inscrição.

O Cartão de Confirmação da Inscrição trará informações elementares para o candidato, tais como a data, o horário e o local de realização das provas, a opção de língua estrangeira, bem como o seu número de inscrição, a solicitação de certificação do Ensino Médio e, se for o caso, a indicação de necessidade de atendimento diferenciado ou específico.

As provas do Exame Nacional do Ensino Médio acontecem nos dias 03 e 04 de novembro de 2012, sendo aplicadas em todas as unidades da federação. Serão quatro provas objetivas, contendo 45 questões cada uma, e uma prova de redação.

No primeiro dia (sábado) serão aplicadas as provas das áreas de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias, com duração total de quatro horas e trinta minutos.

Já no segundo dia (domingo) serão aplicadas as provas das áreas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Matemática e suas Tecnologias, com duração um pouco maior, de cinco horas e meia.

Por falar sobre tempo, é preciso também atentar para os horários de abertura e fechamento dos portões que darão acesso aos locais de prova: serão abertos pontualmente às 12h e fechados às 13h, considerando o horário oficial de Brasília. Recomenda-se que cada candidato faça o trajeto até o local de prova antes da data do Exame, para conhecer o local e assim evitar possíveis imprevistos.

A prova de redação, segundo o recém publicado guia A Redação no Enem 2012, exigirá do estudante a produção de um texto em prosa, do tipo dissertativo-argumentativo, sobre um tema de ordem social, científica, cultural ou política. Os aspectos a
serem avaliados relacionam-se às “competências” que os estudantes devem ter desenvolvido durante os anos de escolaridade.

O gabarito está previsto para o dia 7 de novembro e o resultado final do exame estará disponível para os estudantes no dia 28 de dezembro de 2012.

Histórico - O Enem está inserido no conjunto de ações que pretendem melhorar o acesso e a permanência do estudante e a qualificação da educação superior brasileira. O exame foi criado em 1998 para avaliar o desempenho do estudante ao fim da escolaridade básica.

Em 2008, o Ministério da Educação propôs a utilização do Enem como instrumento para democratizar as oportunidades de acesso às vagas federais de ensino superior, possibilitar a mobilidade acadêmica e induzir a reestruturação dos currículos do ensino médio.

Desde 2009, o Enem tem se fortalecido como uma prova de acesso às instituições de ensino superior, tanto públicas quanto privadas. Além disso, o Enem continua a ser critério de seleção de bolsas de estudo no Programa Universidade para Todos (ProUni) e no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). O Enem ainda promove a certificação de jovens e adultos no ensino médio.

Fonte: http://concursosnobrasil.com.br/noticias/enem-2012.html