Enem 2012 terá lacre eletrônico?
Segundo matéria publicada no dia 29 de agosto pelo jornal Folha de S. Paulo, o MEC (Ministério da Educação) pretende utilizar lacres eletrônicos para melhorar a segurança na aplicação do Enem deste ano.
O novo mecanismo de segurança permitirá ao Inep saber o instante exato em que cada um dos pacotes foi lacrado, ainda na gráfica, e posteriormente aberto, no local de aplicação do exame.

Caberá aos servidores do Inep colocar o lacre nos pacotes de prova, que totalizam 45 mil.

O edital de licitação prevê a compra de 100 mil lacres, ao custo de R$ 19,93 milhões.

Segundo o edital, a intenção do lacre é garantir um “incremento da segurança” e rigor no horário de aplicação da prova. O lacre vai facilitar a identificação de quem cometer eventuais fraudes.

“A existência de instrumento ativo de registro do momento de abertura da embalagem introduzirá à logística do exame maior respeito ao horário definido para tal atividade, mitigando possíveis ações indisciplinadas ou mal intencionadas”, afirma o texto do edital.

Embora o foco da nova aplicação é o Enem, o documento afirma ainda que o sistema de segurança poderá ser usado também nas provas realizadas pelo Inep, como o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), Revalida e a Prova Brasil.

Entretanto, na matéria da Folha, assinada por FLÁVIA FOREQUE,  destaque para a seguinte colocação:

“No ano passado, alunos do Colégio Christus, no Ceará, receberam, antes do Enem, material com questões que caíram na prova. As questões estavam em um pré-teste do MEC aplicado na escola em 2010 para verificar o nível de dificuldade da prova e, de acordo com a Polícia Federal, elas foram copiadas. Em 2009, a prova foi furtada da gráfica que a imprimia por um funcionário do consórcio Connasel, contratado para aplicar o Enem. Em nenhum dos casos o lacre teria evitado o problema.”

Evidentemente, toda melhora na segurança do exame mais importante do Brasil é bem vinda. Mas a ressalva feita pela jornalista foi, no mínimo, pertinente.

Fonte: http://www.infoenem.com.br/enem-2012-tera-lacre-eletronico/