Ideb mostra que ensino fundamental obteve desempenho positivo no país
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, entre as escolas do 1º ao 5º ano, superou a meta. Segundo dados, ensino médio não avançou.

A qualidade do ensino fundamental melhorou, no Brasil, nos últimos dois anos. Mas o Ideb, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, divulgado nesta terça-feira (14), mostrou que a situação no ensino médio não avança.

Nas salas de aula de ensino fundamental, as metas foram superadas. O Ideb, entre as escolas do 1º ao 5º ano, ficou em cinco. É mais do que a projeção do MEC para 2011, que era de 4,6.

Resultado de trabalhos como o de uma escola municipal na Serra Gaúcha, que teve o melhor Ideb no Rio Grande do Sul. As crianças têm aulas de informática, laboratório de ciências bem equipado, atividades no turno inverso. O dinheiro não vem só da prefeitura, é obtido através de projetos e da ajuda da comunidade.

“Em ciências eu tiro sempre dez, matemática também, português às vezes”, conta a estudante Daniela Buratti.

O Ideb é calculado a partir das notas dos alunos em avaliações nacionais como a Prova Brasil e a taxa de aprovação dos estudantes. Serve para diagnosticar a qualidade das escolas brasileiras.

Nos anos finais do ensino fundamental, o levantamento também foi positivo. Do 6º ao 9º ano, o Ideb nacional chegou a 4,1 para uma expectativa inicial de 3,9. Já o ensino médio, atingiu a meta, mas teve desempenho mais tímido. Tem sido assim desde que o Ideb foi criado. Em quatro avaliações, a nota cresce pouco, apenas 0,1 a cada dois anos.

Em 2011, nove estados tiveram um desempenho pior do que o de 2009: Acre, Pará, Maranhão, Paraíba, Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Paraná e Rio Grande do Sul.

Os números serviram de alerta para o Ministério da Educação. Entre as preocupações estão as carências na formação dos professores, o grande de número de alunos no ensino noturno e a necessidade de mudanças no currículo das escolas.

“Hoje nós temos 13 disciplinas obrigatórias além das disciplinas opcionais, então é um volume muito grande e isso não tem permitido um foco especialmente nas disciplinas que eles serão mais exigidos no Enem e na vida profissional”, diz o ministro da Educação, Aloísio Mercadante.

Fonte: http://g1.globo.com/jornal-da-globo/noticia/2012/08/ideb-diz-que-ensino-fundamental-obteve-desempenho-positivo.html