UFBA - I Simpósio Nacional Repensando os Sertões inscreve até dia 15 de abril
De acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, o Brasil tem 16 milhões de pessoas vivendo na extrema pobreza, sendo que 50% deles estão na região Nordeste.

Para discutir propostas que ajudem a mudar esse quadro, as universidades UFBA, UNEB, UEFS, UFRB e UNIVASF, e o Instituto Nacional do Seminárido (INSA), realizam entre os dias 23 e 27 de abril o I Simpósio Nacional Repensando os Sertões Semiáridos do Brasil.

A programação do evento conta com atividades em Salvador, Feira de Santana, Cruz das Almas, Juazeiro e Petrolina.

O simpósio, que traz o lema Sertões Semiáridos sem Miséria, é voltado para pesquisadores, extensionistas, professores, estudantes, profissionais e público interessado no tema.

As inscrições estão abertas até o dia 15 de abril e podem ser feitas gratuitamente no endereço eletrônico www.repensandosemiarido.ufba.br. Estão sendo disponibilizadas 600 vagas.

Os interessados também podem submeter trabalhos para sessões de comunicação oral ou apresentações de pôsteres.

Políticas públicas e sustentabilidade dos sertões

O simpósio vai centrar as atividades no debate sobre políticas públicas e ações para o desenvolvimento sustentável dos sertões.

A programação conta com dois painéis sobre essa temática. Um acontece dia 23 de abril, às 14h, no Salão Nobre da Reitoria da UFBA, em Salvador, e o outro dia 27, às 14h, na sede da UNIVASF, em Juazeiro.

No dia 26, o evento se concentra na UFRB, campus de Cruz das Almas, com a sessão plenária Patrimônio Natural, Cultural e Turismo. Conferências, comunicações orais, apresentação de pôsteres e momentos culturais completam as atividades do seminário.

Destaque para as conferências Planejamento Regional com foco nos Sertões Semiáridos – a ser realizada dia 24, às 19h30, no Teatro UNEB, em Salvador –, que será ministrada pelo economista José Otamar Carvalho, e Os Sertões Semiáridos do Brasil nos Cenários da Integração Nacional – que acontece dia 27, às 20h, na UNIVASF, em Petrolina, e será apresentada pelo ministro da Integração Nacional (MI), Fernando Bezerra.

A cerimônia de encerramento das atividades contará com a presença dos reitores das instituições correalizadoras, que vão assinar uma Carta Compromisso defendendo ações para a erradicação da pobreza e para o desenvolvimento sustentável da região sertaneja.

O Simpósio Nacional Repensando os Sertões Semiáridos do Brasil tem o apoio do governo federal e do Banco do Nordeste.

Mais informações no site www.repensandosemiarido.ufba.br. Mais informações no site www.repensandosemiarido.ufba.br.

Serviço
O que: inscrições para o I Simpósio Nacional Repensando os Sertões Semiáridos do Brasil.
Quando: até o dia 15 de abril.
Onde: pelo site www.repensandosemiarido.ufba.br.

Fonte:
http://www.andifes.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=6397:ufba-i-simposio-nacional-repensando-os-sertoes-inscreve-ate-dia-15-de-abril&catid=58&Itemid=100012